quarta-feira, 25 de julho de 2012

EDUCAÇÃO E ARTE



                                                                                   Logomarca por João Max
As artes e suas linguagens múltiplas, como caminhos para o desenvolvimento humano, por intermédio dos seus elementos constitutivos, desperta o interesse do educando pelo estudo da música, artes plásticas, teatro, cinema e manifestações populares diversas. Estimula sua criatividade por um conjunto amplo de experiências e vivencias de aprender a criar, vindo a articular percepção, sensibilidade, imaginação, conhecimento e produção artística individual e grupal, por meio de atividades teórico-práticas que versam sobre a pluralidade cultural existente no mundo circundante, doravante procura-se associar estes elementos à atualidade, inter-relacionando disciplinas afins e assuntos pertinentes a diversas áreas do conhecimento.
O papel da disciplina Artes Visuais no currículo é o de proporcionar aos estudantes uma apropriação e interpretação de suas formas tradicionais – pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos, cerâmica – e aquelas surgidas a partir do desenvolvimento de novas tecnologias (início do século XX) tais como a moda, cinema, artes gráficas, fotografia, televisão, vídeo, arte digital, desenho industrial, performance dentre outras. Requerer também um entendimento sobre conteúdos, materiais e técnicas com os quais se está trabalhando, bem como a compreensão e o entendimento da História da Arte (antiga e contemporânea) relacionando toda sua produção artística com o contexto temporal em que foi produzida, já que a arte é um reflexo do momento histórico em que ela surge estando intrinsecamente relacionada com o pensamento de uma época e seus padrões estéticos.
A educação visual deve considerar que os estudantes transformam os seus conhecimentos de arte, o modo como aprendem, criam, desenvolvem-se e alteram suas percepções artísticas, neste sentido, dá relevância a complexidade de uma proposta educacional.
Historicamente, houve uma grande mudança no ensino das artes que passou pela dificuldade de relacionar teoria e prática a realidade do educando e a ênfase aplicada a aspectos parciais da aprendizagem, dando-se privilegio a aprendizagem reprodutiva de modelos e técnicas e a execução de atividades pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados da realidade da escola e do aluno (anos 70). Das constantes discussões entre educadores nos anos 80 e 90, que passaram a levar em consideração propostas pedagógicas que destacavam os conteúdos a serem ensinados e os processos de aprendizagem dos estudantes, até os dias atuais em que a arte assumiu grande relevância para a formação cultural e intelectual, tem-se um educando ativo e crítico que por intermédio das suas reflexões e atitudes, vão desenvolvendo seus conhecimentos estéticos e competências artísticas nas diversas linguagens da área de arte, vindo a produzir trabalhos pessoais e grupais podendo, gradativamente, apreciar, valorizar, absorver e tomar posições críticas sobre a produção artística de diversos povos e culturas realizadas ao longo da história e da contemporaneidade.  O ensino da arte precisa proporcionar ao estudante que o mesmo seja capaz de construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas e sua obra, fontes de informação e comunicação, dentre outras.
O professor, com suas aulas de Artes Visuais, especificamente, deve ajudar ao jovem estudante a aprender e ter experiências sobre sua integração sua responsabilidade social como cidadão ativo e participativo no âmbito da produção artística e da conduta estética (respeito mútuo, solidariedade, diálogo, justiça) neste segmento em questão; sua inserção no universo das artes, vindo a valorizar a produção cultural do seu e de outros povos independente da idade; olhar crítico, por conseguinte o cuidado no uso de materiais e técnicas e a questão da vida profissional futura.


                                                                         Vampirismo (Guache sobre papel) por João Max


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

1-      Expressar, representar idéias, emoções, sensações por meio de poéticas pessoais.
2-      Desenvolver trabalhos individuais e em grupo.
3-      Construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais, vindo a articular a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.
4-      Interagir com a variedade de materiais naturais e fabricados, multimeios (computador, vídeo, cinema, fotografia), produzindo trabalhos de arte, analisando e percebendo os mesmos.
5-      Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimento de pesquisa, experimentação e comunicação própria.
6-      Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando-a com a de outros artistas, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
7-      Identificar a diversidade e inter-relações de elementos da linguagem visual que se encontram em diversas realidades, perceber e analisá-los criticamente.
8-      Conhecer, relacionar, apreciar objetos, imagens, concepções artísticas e estéticas – na sua dimensão material e de significação -, criados por produtores de distintos grupos étnicos em diferentes tempos e espaços físicos e virtuais, observando a conexão entre essas produções e a experiência artística pessoal e cultural do aluno.
9-      Freqüentar e saber utilizar as fontes de documentação de artes.
10-  Compreender, observar e analisar as relações entre as artes visuais com outras modalidades artísticas e também com outras áreas do conhecimento humano (educação Física, matemática, Ciências, Filosofia, sociologia etc.), vindo a estabelecer conexões entre elas e saber utilizar tais áreas nos trabalhos individuais e coletivos.
11-  Conhecer e saber situar profissões e profissionais de artes Visuais.
12-  Refletir sobre o cenário profissional do futuro.
13-  Compreendera história da Arte numa perspectiva crítica.
14-  Inter-relacionar os movimentos artísticos com os aspectos sócio-culturais de cada período em que os mesmos foram desenvolvidos.
15-  Identificar as diversas manifestações artísticas da produção humana, contextualizando-as e reconhecendo-as tendo em vista cada elemento constitutivo (técnicos e históricos).

CONTEÚDOS

1.      A produção artística visual em espaços diversos por meio de desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas e digitais dentre outros.
2.      Observação, análise, utilização dos elementos de linguagem visual e suas articulações nas imagens produzidas.
3.      Representação e comunicação visual.
4.      Conhecimento e utilização de matérias, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas artísticas.
5.      Experimentação, investigação, de materiais e técnicas.
6.      Análise sensível de formas visuais.
7.      Percepção de formas visuais (originais e reproduções)
8.      Conhecimento e competência de leitura de formas visuais em diversos meios de comunicação de imagem
9.      Discussão, reflexão e comunicação sobre trabalhos de apreciação de imagens.
10.  Estudo das cores.
11.  História da Arte Universal (África, Ásia e Ameríndia) Brasileira e contemporânea.
12.  Desenho geométrico. Construção e aplicação de formas.
13.  Conhecimento crítico de diferentes interpretações de artes visuais e da cultura, produzidas por brasileiros e estrangeiros no país.
14.  Reconhecimento da presença de qualidade técnicas, históricas, estéticas, filosóficas, étnicas, culturais nas produções visuais.


METODOLOGIA

    Aula expositiva; debates; leitura e discussão de textos artísticos inter-relacionados com outras áreas do conhecimento e a contemporaneidade; seminários; análise e comentários das obras mais significativas de cada período artístico, com projeção de slides e filmes. Construção de trabalhos práticos.

AVALIAÇÃO

1-      Processual.
2-      Realização de seminários – com este critério, ocorre uma valorização da pesquisa e a freqüência junto a fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística; estimula o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos.
3-      Verificação escrita – Analisa-se o conhecimento individual do estudante.
4-      Produção de textos críticos, artigos e resenhas - Verifica-se a sua expressão escrita, capacidade filosófica e a potencialidade da produção textual.
5-      Análise das obras de arte - Pretende-se avaliar se o estudante conhece, sabe apreciar e argumentar sobre vários trabalhos, com senso crítico e fundamentos, observando semelhanças e diferenças sobre o modo de interagir e apreciar arte em diversos grupos culturais.


  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ARTES – Professor João Max de Oliveira

5ª SÉRIE
I – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Elementos fundamentais de geometria
1-      O ponto
2-      A linha
3-      O plano
1-      Reconhecer, identificar e aplicar as diferentes técnicas que envolvem o uso do ponto.
2-      Conceituar, identificar, reconhecer, empregar e criar elementos a partir da linha.
3-      Conceituar e reconhecer os tipos de planos geométricos.
1-Criação de desenhos aplicando a técnica do pontilhismo.

2- A utilização das linhas para criação de efeitos visuais.
- intervenção sobre fotos de revistas utilizando diversos tipos de linhas.- desenhos a partir de figuras geométricas.

3- Construção de planos geométricos.

Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Cor
1-      Introdução ao tema.
2-      A cor na natureza
3-      A cor luz.
4-      A cor pigmento
5-      Classificação das cores.
6-      Cores quentes e cores frias.
1- Conceituar, reconhecer e aplicar cores.
1-      Desenhos com cores quentes e cores frias.
2-      Pinturas com cores primárias, secundárias e terciárias.
3-      Construção do círculo cromático.
Arte indígena
1-Elementos da arte indígena brasileira.
1- Compreender e identificar elementos da arte indígena brasileira.
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



II - UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Simetria e assimetria
1-      Classificação de objetos segundo sua forma (simétrica e assimétrica)
2-      Tipos de simetria.

1- Observar, reconhecer, nomear e aplicar a simetria e a assimetria.
Elaboração de composições com formas simétricas e assimétricas.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Ângulos,
mediatriz e bissetriz
1-      Conceito de ângulo.
2-      Tipos de ângulo.
3-      Traçado de mediatriz e bissetriz.
1-      Conceituar, reconhecer e construir ângulos.
2-      Aplicar a mediatriz e a bissetriz.
3-      Construção técnica dos ângulos.
4-      Elaboração de composições com ângulos.
Arte sacra brasileira
1- Elementos da arte sacra brasileira.
1- Compreender e identificar elementos da arte sacra brasileira.
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.

III – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Folclore
1-      Introdução do tema.
2-      As diferentes manifestações no folclore brasileiro.
1- Identificar, reconhecer e pesquisar elementos do folclore brasileiro.
1-Recriação de uma lenda ou invenção de uma história na qual apareça um mito do folclore brasileiro.
Elaboração de cartazes e ilustrações.
2- Elaboração de pesquisa.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Apresentação de pesquisa ou seminário.
Triângulos.
1-Conceito de triângulo.
2-Tipos de triângulo.
3-Traçado de triângulos.
1-      Conceituar, reconhecer e construir triângulos.

1- Construção de composições com triângulos através de desenhos e colagens.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.

IV – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Reprodução, ampliação e redução.
1- Apresentação das técnicas de reprodução, ampliação e redução, usando o quadriculado como escala.
Organizar, traçar e transportar modelos em processos de reprodução, ampliação e redução.
Aplicação das técnicas de reprodução, ampliação e redução.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Tangram
1-Introdução ao tema.
2- etapas para a construção do tangram.
1- Construir e interpretar imagens a partir do tangram.
1- Construção do tangram.
Releitura
1- Definição de releitura.
1- Interpretar, interferir e reproduzir.
1- Sugestão de técnicas para facilitar a releitura de um quadro.
Cultura afro-brasileira
Elementos da cultura afro-brasileira.
Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira.
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ARTES – Professor João Max de Oliveira

6ª SÉRIE

I – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Desenho
1- As diferentes modalidades do desenho: desenho cego, desenho de memória,desenho de observação, desenho baseado em figuras geométricas.
1- Analisar e reproduzir diferentes modalidades do desenho.
Atividades práticas com cada modalidade de desenho.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Cor
1- Definição de monocromia e policromia.
1-Reconhecer, conceituar e aplicar diferentes cores.
1-      Criação de escala monocromática.
2-      Colagem explorando a monocromia e a policromia.
Circunferência e círculo.
1- Conceitos de circunferência e círculo.
2- Elementos da circunferência.
1-Conceituar, reconhecer e construir circunferências.
1-      Construção técnica de circunferência e de seus elementos.
2- elaboração de composições.

Música popular brasileira
1-Conceito.
2- estilos (samba, bossa-nova, tropicalismo, jovem-guarda, música baiana, poprock/hip-hop)
1-Conhecer a pluralidade musical brasileira
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.

II – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Letras expressivas
Conceito e tipos de letras expressivas.
Desenvolver a criatividade.
Elaboração de letras expressivas.

Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Superfície e textura
1-      Conceitos.
2-      Tipos de textura (naturais e artificiais)
1- Conceituar, identificar e produzir texturas.
1- Elaboração de composições com texturas naturais e artificiais.

Perspectiva

1- Conceitos de linha do horizonte (LH) e ponto de fuga (PF).
A perspectiva em ambientes externos e internos.
1-      Analisar e reproduzir trabalhos com perspectiva.
2-      Identificar a LH e o PF em obras de arte.
1-      Exercícios de identificação da LH e do PF.
2-      Construí perspectivas.
Música erudita
1-Elementos de música.
2- História da música erudita.
3- Tipos de voz.
4- Família dos instrumentos musicais.
1- Conhecer os elementos fundamentais da música e características da música erudita, formais e históricas.
1-      Audição de instrumentos musicais e tipos de voz.
2-      Leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.


III- UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
História em quadrinhos
1-Características e elementos (texto/ enredo, vinhetas, personagens, letreiros, balões e onomatopéias).
Reconhecer, planejar e criar histórias em quadrinhos.
Elaboração de texto e transformação para a linguagem de quadrinhos.
Finalização de uma página de HQ.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Releitura
1-A releitura como projeção para a interpretação de uma nova obra de arte.
1- Interpretar uma obra de arte e nela inferir, a partir da idéia de releitura.
1-Observar as obras de arte como ponto de partida para a releitura.
2-Audição e leitura de texto a serem transformados plasticamente.
Folclore
1-Apresentação do tema.
2- Danças folclóricas, medicina popular e brincadeiras infantis.
1- Identificar, reconhecer e pesquisar elementos do folclore brasileiro.
1-Reconhecimento de aspectos folclóricos em textos literários.

2- Elaboração de ilustrações.

3- Leitura e reflexão de textos.

Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Apresentação de pesquisa ou seminário.
Proporção (geometria e encaixe)
1-Apresentação do tema.
2- Eixos de simetria e proporcionalidade.
1- Exercitar a percepção plástica dimensional.
1- elaboração de desenhos proporcionais.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.


IV – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Reprodução, ampliação e redução.
1- Apresentação das técnicas de reprodução, ampliação e redução, usando o quadriculado como escala.
Organizar, traçar e transportar modelos em processos de reprodução, ampliação e redução.
Aplicação das técnicas de reprodução, ampliação e redução.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Tangram
1-Introdução ao tema.
2- etapas para a construção do tangram.
1- Construir e interpretar imagens a partir do tangram.
1- Construção do tangram.
Releitura
1- Definição de releitura.
1- Interpretar, interferir e reproduzir.
1- Sugestão de técnicas para facilitar a releitura de um quadro.
Cultura afro-brasileira
Elementos da cultura afro-brasileira.
Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira.
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ARTES – Professor João Max de Oliveira

6ª SÉRIE

I – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Desenho
1- As diferentes modalidades do desenho: desenho cego, desenho de memória,desenho de observação, desenho baseado em figuras geométricas.
1- Analisar e reproduzir diferentes modalidades do desenho.
Atividades práticas com cada modalidade de desenho.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Cor
1- Definição de monocromia e policromia.
1-Reconhecer, conceituar e aplicar diferentes cores.
1-      Criação de escala monocromática.
2-      Colagem explorando a monocromia e a policromia.
Circunferência e círculo.
1- Conceitos de circunferência e círculo.
2- Elementos da circunferência.
1-Conceituar, reconhecer e construir circunferências.
1-      Construção técnica de circunferência e de seus elementos.
2- elaboração de composições.

Música popular brasileira
1-Conceito.
2- estilos (samba, bossa-nova, tropicalismo, jovem-guarda, música baiana, poprock/hip-hop)
1-Conhecer a pluralidade musical brasileira
1- leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.


II – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Letras expressivas
Conceito e tipos de letras expressivas.
Desenvolver a criatividade.
Elaboração de letras expressivas.

Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Superfície e textura
1-      Conceitos.
2-      Tipos de textura (naturais e artificiais)
1- Conceituar, identificar e produzir texturas.
1- Elaboração de composições com texturas naturais e artificiais.

Perspectiva

1- Conceitos de linha do horizonte (LH) e ponto de fuga (PF).
A perspectiva em ambientes externos e internos.
1-      Analisar e reproduzir trabalhos com perspectiva.
2-      Identificar a LH e o PF em obras de arte.
1-      Exercícios de identificação da LH e do PF.
2-      Construí perspectivas.
Música erudita
1-Elementos de música.
2- História da música erudita.
3- Tipos de voz.
4- Família dos instrumentos musicais.
1- Conhecer os elementos fundamentais da música e características da música erudita, formais e históricas.
1-      Audição de instrumentos musicais e tipos de voz.
2-      Leitura e reflexão de textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.

III- UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
História em quadrinhos
1-Características e elementos (texto/ enredo, vinhetas, personagens, letreiros, balões e onomatopéias).
Reconhecer, planejar e criar histórias em quadrinhos.
Elaboração de texto e transformação para a linguagem de quadrinhos.
Finalização de uma página de HQ.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Releitura
1-A releitura como projeção para a interpretação de uma nova obra de arte.
1- Interpretar uma obra de arte e nela inferir, a partir da idéia de releitura.
1-Observar as obras de arte como ponto de partida para a releitura.
2-Audição e leitura de texto a serem transformados plasticamente.
Folclore
1-Apresentação do tema.
2- Danças folclóricas, medicina popular e brincadeiras infantis.
1- Identificar, reconhecer e pesquisar elementos do folclore brasileiro.
1-Reconhecimento de aspectos folclóricos em textos literários.

2- Elaboração de ilustrações.

3- Leitura e reflexão de textos.

Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Apresentação de pesquisa ou seminário.
Proporção (geometria e encaixe)
1-Apresentação do tema.
2- Eixos de simetria e proporcionalidade.
1- Exercitar a percepção plástica dimensional.
1- elaboração de desenhos proporcionais.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.


IV – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Tangram
Apresentação do tangram “coração partido”.
Reconhecer, aplicar e criar o tangram “coração partido”.
Confecção de peças.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Mosaico
1-Conceito.
2-Aplicações
1-Identificar e construir mosaicos.
Confecção de mosaicos (grãos, cerâmicos e papel).
Paralelogramos
1-Conceito.
2- Quadriláteros e trapézios.
Identificar e construir paralelogramos.
Elaboração de construções com técnica livre.
Cinema
1-Elementos de cinema e sua história.
2- Crítica de cinema.
1-Conhecer elementos de cinema e aspectos históricos.
Construção de cartaz cinematográfico de acordo com um gênero.
Resenha de um filme.
Verificação dos
trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Pesquisa ou apresentação de seminário.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ARTES – Professor João Max de Oliveira

7ª SÉRIE

I – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Desenho
Apresentação e definição das seguintes modalidades de desenho: desenho de observação, desenho geométrico, desenho projetivo, desenho abstrato, desenho de computador e desenho de criação.
1- Reconhecer, criar e aplicaras diferentes modalidades do desenho.
Atividades práticas com cada modalidade de desenho.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Textura
1-A textura em elementos encontrados no cotidiano e na arte.
2- Textura com fios, tiras de papel, e textura com tintas.
1-Perceber, reconhecer e aplicar texturas.
1-Criação de texturas com diversos matérias.
2-Pintura com guache.
Luz e sombra
1- As diferentes técnicas para a elaboração de trabalhos com luz e sombra: tinta nanquim, caneta hidrográfica e esferográfica, grafite,pontilhismo e hachuras.
1-Diferenciar, conhecer e aplicar os diferentes tipos de luz e sombra.
1-Aplicação das diversas técnicas no próprio desenho.
2-Decalque de alguma imagem e aplicação da técnica do claro e escuro.
História da arte
Arte pré-histórica, egípcia, mesopotâmica
, cretense, persa, etrusca.
1- identificar e conhecer características da história da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



II – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Perspectiva
1- Definição e tipos (linear, cavaleira e isométrica).
1-Identificar, conhecer e construir desenhos com perspectiva.
1-Elaboração de perspectivas.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Ilusão ótica
1- Tipos de ilusão ótica produzidas na arte.
1- Entender, identificar e aplicar elementos de ilusão ótica.
1- Reprodução e criação de efeitos óticos ilusórios.
Arcos arquitetônicos
1- Conceito e tipos de arcos arquitetônicos.
1-Identificar e construir os diversos tipos de arcos arquitetônicos.
1- Construção técnica dos arcos arquitetônicos.
2- Elaborar desenho a partir de arcos determinados.
História da arte
1-As artes grega e romana.
2- Arte ameríndia(Maias,Astecas e Incas).
1- identificar e conhecer características da história da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.


III – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Leitura de obra de arte
1-apresentação de obras de arte para apreciação e experimentação estética.
2- Níveis de leitura de uma obra de arte (primário, secundário e terciário).
1- Vivenciar experiências estéticas com a obra de arte.
1-observação e vivência estética de uma obra de arte.
2-Leitura nos seus três níveis.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Releitura
1-Definição de releitura.
2-A releitura e seus recursos.
1-Interferir em obras de arte para produzir releituras, interpretar obras de arte.
1- Apresentação de diversas obras de arte para releituras.

Folclore

1-Leitura de cordel.
trava-lingua.
2-Culinária.
3-Festas folclóricas.

1-Pesquisar, conhecer e respeitar as diferentes manifestações folclóricas.
1-Pesquisa das manifestações folclóricas por região brasileira.
Apresentação de pesquisa.
História da arte
Arte bizantina, islâmica, chinesa, indiana, japonesa e africana.
1- identificar e conhecer características da história da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



IV – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Monograma
1-Criação de monogramas e conceito
1- Desenvolver a criatividade.
1- Elaboração de monogramas com os nomes próprios e com as letras do alfabeto.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Polígonos
1-Conceito de polígonos e classificação.

1- reconhecer, construir e aplicar os diversos tipos de polígonos.
1-construção técnica dos polígonos.
2- Elaboração de composição ou pintura com polígonos.
Ilustração de textos
1-A importância da ilustração.

1-Interpretar, representar e criar ilustrações.
1- ilustração de textos literários.
História da arte
1- Arte gótica, germânica, maneirista, renascentista e barroca.
1- identificar e conhecer características da história da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ARTES – Professor João Max de Oliveira

8ª SÉRIE

I – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Grafite
1-definição de grafite.
2-diferenciação entre grafite e pichação.
3-Molde em positivo e negativo.
4-Produção de efeitos diferentes a partir da movimentação do molde: dilatação, translação e rotação.
Diferenciar, elaborar e criar grafite.
1-Debate sobre a criação do grafite.
2-Criação de grafite.
3-Criação de molde em positivo e negativo.
Verificação dos trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.

Poliedros

1-Tipos de poliedros: prisma, cilindro, cone, hexaedro, octaedro,
Pirâmide.

1-Identificar e construir poliedros.
1-Planificação dos poliedros.
2-Construção dos poliedros.
3-Criação de poliedros decorativos.
Desenho
1-Desenho de observação
1- exercitar a percepção visual tridimensional.
1- Desenhar a partir de um modelo sólido.
História da arte
1- Modernismo no Brasil
1- identificar e conhecer as características e os artistas do modernismo brasileiro
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



II – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Logotipo e logomarca
1-Definições.
2-A importância da cor na elaboração de logotipos.
1-Identificar, criar e projetar logotipos e logomarcas.
1- Criação de logotipos e logomarcas.
Verificação dos
trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Desenho geométrico
1- Oval (regular e irregular)
1- Construir e aplicar ovais.
1- Construção técnicas das ovais e elaboração de composição.
História da arte
1- Arte neoclássica, neogótica, Art Noveau, impressionista, neoimpressionista, pós-impressionista.
1- identificar e conhecer as características da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.

 

III – UNIDADE


TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Figura humana
1-A importância da proporção do corpo na criação do desenho.
2-Proporção do corpo.
3-Medição.
4-Posição do rosto.
5-Desenhando mãos, pés, nariz, olhos, boca e orelha.
1- observar e criar figuras humanas.
1- cada etapa é vivenciada em exercícios práticos.
Verificação dos
trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Desenho geométrico.
1-Espiral (verdadeira e falsa).
1- Construir e aplicar espirais.
1- Construção técnica das espirais.
História da arte
1- Arte expressionista, fauvismo, cubismo, futurismo, pintura metafísica, surrealismo.
1- identificar e conhecer as características da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.



IV – UNIDADE

TEMA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES PROPOSTAS
AVALIAÇÕES
Design e publicidade
1-Empregos da palavra publicidade.
3-Design industrial.
A integração entre publicidade e divulgação.

1- Identificar, conhecer e vivenciar as etapas que envolvem a criação do design e da publicidade.
1- A realização de cada etapa da criação.
Verificação dos
trabalhos executados tendo-se por base os conteúdos estudados, sua compressão e a qualidade técnica das apresentações.
Informação visual
1-A importância da informação visual no mundo moderno.
2-Sinais, símbolos e a evolução da escrita.
3-O alfabeto dos surdos.
4-O símbolo na arte.
5-Sinalização.
1-Identificar, pesquisar e projetar informações visuais.
1-Observação de gestos e posturas presentes em obras de arte.
2-Criação de sinalizações.
História da arte
1- Arte abstrata, arte pop, arte ótica, dadaísmo, construtivismo russo, tendências contemporâneas (arte urbana, arte digital, instalação, intervenção etc).
1- identificar e conhecer as características da arte universal.
1- leitura e reflexão de e textos.
Apresentação de pesquisa ou seminário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário